segunda-feira, 21 de julho de 2008

Memorial

Sou Fátima, nascida na cidade de Manhuaçú - MG, onde morei até 7 anos, cursei a 1ª série com a professora Lourdes. Quando não estava na escola, ajudava meu irmão de 6 anos a carregar banana na roça e levar comida para o pai na lavoura. Mudamos para Brasília, eu , meus irmãos Luís,Paulo e Márcia, minha mãe Efigênia e meu pai Vanôr.Moramos na invasão do IAPI, que deu origem à cidade de Ceilândia, onde CEI significa (Centro de Erradicação das Invasões).Estudei na EC 8 de Taguatinga e registro um fato marcante quando na 3ª série fiquei de joelhos por não ter coragem de conversar coma professora. Apenas dois alunos (eram irmãos) foram até a frente responder a uma prova oral de tabuada. Lembro-me quando ele errou o resultado de 4x9 e eu, sabia o resultado, mas assim como todos os outros, ficamos de joelhos. Somente na 5ª série adquiri maior gosto por estudar por causa de uma professora chamada Nilza Paranhos, onde ela era rígida, mas ao mesmo tempo amorosa, me fez caprichar ao escrever os números no quadro e passou a me elogiar quando mudei a escrita.Resultado, passei a ensinar matemática para colegas da turma como reforço. Iniciei minha trajetória na educação cobrando R$ 10,00 por hora para colegas até a 8ª série e alfabetizando 8 vizinhos da rua. Conclui o ensino médio na EIT Taguatinga, acreditava que a matemática me levaria ao curso certo, porém concluí a faculdade de Ciências Econômicas sem me relacionar bem estas matérias. Reiniciei no curso magistério, fiz Esquema I na UNB, licenciando-me para matemática para o ensino médio. Fui aprovada no concurso da FEDF em 1986 onde trabalho na EC 46 de Ceilândia por 23 anos com muito orgulho. Encontro nas reuniões de pais a 2ª geração de alunos. Sou casada com Gilberto, tenho três filhos Rodrigo, Fernando e Ronaldo e uma enteada Christine. Como dizia minha mãe, meus filhos são uma das razões da minha vida. Compartilho com todos a dor imensa do falecimento de minha mãe há 2 anos e 5 meses.Encontro-me hoje numa nova e desafiante experiência que é a oportunidade de refletir sobre minha trajetória profissional e pessoal sob a orientação dos professores Maurício e Lenita do curso Alfabetização e Linguagem- CFORM ,onde percebo a sensibilidade e delicadeza com que transmitem seus ensinamentos . Como disse, é um desafio enorme expor estas idéias.

Um comentário:

Maurício Santos disse...

Fátima, o primeiro passe é sempre o mais importante. Siga em frente, pois tenho certeza que seu blog será um dos mais interessantes.Continue trabalhando- acredito muito em seu potencial!
Abraços fraternos,
Maurício.